Comunicación intercultural para un mundo más humano y diverso

29 Noviembre 2007 0:17

Brasil: COIAB realiza em Porto Velho III Fórum Permanente dos Povos Indígenas da Amazônia

clasificado en: .

COIAB, Porto Velho, 27 de novembro de 2007.- Evento discute a sustentabilidade dos territórios indígenas, a partir da análise do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), das mudanças climáticas, da legislação indigenista nacional e internacional e da realidade concreta dos povos e comunidades indígenas.

Cerca de 250 lideranças, representando 165 povos da Amazônia e de outras regiões do país, participam do III Fórum Permanente dos Povos Indígenas da Amazônia, que acontece de 28 a 30 de novembro, em Porto Velho-RO, na sede do Pezzini Eventos, Rua Almirante Barroso, 2473, Bairro Nossa Senhora das Graças.

Além das lideranças, participam também representantes do Ministério Público, ambientalistas, especialistas em mudanças climáticas, legislação indigenista e políticas públicas, bem como representantes de órgãos governamentais envolvidos com a questão indígena.

O III Fórum Permanente, sob o lema “Territórios Indígenas: ameaças e oportundiades para o desenvolvimento sustentável” discute temas como: avaliação da relação Governo Brasileiro e Povos Indígenas; instrumentos legais de proteção e promoção dos direitos dos povos indígenas a nível nacional e internacional, destacando o direito ao consentimento livre, prévio e informado.

Além Estatuto dos Povos Indígenas (para regulamentar questões como a mineração em terras indígenas); empreendimentos (hidrelétricas, estradas, hidrovias etc) previstos no Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) e seus impactos sobre os territórios indígenas; mudanças climáticas e serviços ambientais prestados pelos povos indígenas; saúde e educação indígena; e estratégias de proteção, gestão e sustentabilidade dos territórios indígenas.

O Fórum dos Povos Indígenas da Amazônia é promovido pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), como um espaço específico de discussão política e de fortalecimento das lutas do movimento indígena amazônico pelo reconhecimento efetivo dos direitos dos povos indígenas no Brasil.

O Primeiro Fórum foi realizado em Manaus-AM, no mês de novembro de 2003, e tratou das “Políticas públicas do Estado Brasileiro na visão dos povos indígenas”; o II Fórum, realizado em Cuiabá-MT, em novembro de 2004, teve como objetivo principal a definição de propostas para o Projeto Etnopolítico do movimento indígena amazônico, focalizando a questão da Autonomia e Gestão Territorial.

As análises e propostas do III Fórum Permanente dos Povos Indígenas da Amazônia focadas na proteção, gestão e sustentabilidade dos territórios indígenas, serão recolhidas num documento final que deverá ser entregue ao poder público, e num plano de ação e mobilização destinado a garantir o respeito aos direitos dos povos indígenas.

—-

Outras informações podem ser obtidas junto à assessoria de comunicação e coordenação do Fórum, nos seguintes telefones: (69) 92356043; (69) 99848907; (69) 81230670; (69) 99819884; (92) 91154493.

No hay comentarios»

Ningun comentario todavia.

Deje un comentario

Servindi Logo

SERVINDI es un grupo de trabajo voluntario identificado con los intereses de los pueblos y comunidades indígenas. Aspiramos a contribuir al fortalecimiento y protagonismo del movimiento indígena brindando un servicio informativo independiente y una opinión crítica y reflexiva sobre temas indígenas y ecológicos.

Escriba al Servicio de Información Indígena SERVINDI a : servindi@servindi.org

Regístrese en la lista de interés de Servindi para recibir nuestros titulares

Últimos comentarios

apu warkay: Felicitaciones por el Concurso, el arte, la cultura y el Deporte es el camino para...
en América Latina y el Caribe: Lanzan concurso periodístico sobre pobreza, desarrollo y exclusión

Felix Atencio Gonzales: Hno Demetrio Atencio Cristóbal Presidende de la Comunidad Campesina San Antonio de Rancas Cerro de Pasco...
en Perú: Liberan a comuneros de Rancas injustamente detenidos

veronica: hola,quisiera saber el significado del nombre Yumara,pues estoy embarazada de una nena y quisiera llamarla...
en México: Indígenas relegan nombres originales, por Guillermona Guillén

ROBERTO: no se ha dicho nada respeto del Dec.Leg.1025 que abre la puerta para los despidos masivos de traajadores al mismo...
en Perú: Nuevas reformas jurídicas para profundizar el modelo neoliberal

olga: excelente artículo y muy buenas sugerencias toda cultura tiene algo que aportar al desarrollo del ser humano
en América: Enseñanzas de los antiguos mayas para una civilización en crisis

Ver los últimos 20 comentarios

Secciones

Archivos

Campaña

Servindi.org es un sitio web especializado en promover el diálogo intercultural sobre temas de interés indígena y ecológico

Las ediciones son de responsabilidad propia y no compromete la opinión de ninguna organización indígena local, nacional o internacional. Las opiniones contenidas en los artículos firmados son de exclusiva responsabilidad de sus autores. Servindi no comparte necesariamente la opinión de los artículos con autoría.

Creative Commons License
Los contenidos de este sitio se encuentran bajo licencia : Reconocimiento al autor, Sin fin de lucro, Compartir igual
Sindique las noticias ( RSS) | Desarrollado por backdraft
Free counter and web stats