Servicios en comunicación Intercultural

Internacional: CTI lanza boletín de diciembre 2010 sobre pueblos en aislamiento

El Centro de Trabajo Indigenista (CTI) lanzó su edición de diciembre 2010 del boletín dedicado a los pueblos en situación de aislamiento. La responsable de la edición es Helena Ladeira: 

Dezembro de 2010

Data: 05 de janeiro de 2011

15% of the recently contacted Korubo Indians in Brazil have died since the year 2000, as a result of inadequate health care. The alert has been raised by the Brazilian NGO the Center for Indigenous Work (Centro de Trabalho Indigenista- CTI).

Fonte: Survival

Data: 05 de janeiro de 2011

A terra indígena Vale do Javari foi homologada em 2001 e possui 8,5 milhões de hectares. Nela vivem os povos Marubo, Korubo, Mayoruna, Matis, Kulina, Kanamari, alémde outros em situação de isolamento e risco que, de acordo com dados da FUNAI, são cerca de 20 diferentes etnias.

Apesar das insistentes denúncias e reivindicações feitas há quase uma década pelo Conselho Indígena do Vale do Javari - CIJAVA, não há uma ação efetiva do poder público para conter as doenças que afetam diretamente a vida destas populações. A distância geográfica soma-se ao descaso, à má gestão de recursos públicos e aos desvios de verbas, conforme denuncia o Centro de Trabalho Indigenista em um relatório divulgado em dezembro de 2010.

Fonte: Racismo Ambiental

Data: 22 de dezembro de 2010

O Centro de Trabalho Indigenista (CTI) divulgou ontem (21) mais um relatório que tenta sensibilizar as autoridades e a população para as mortes que ocorrem na Terra Indígena do Vale do Javari, no Amazonas, causadas pelo descaso do poder público. Nos últimos 11 anos - de 2000 a 2010 - foram registrados pelo menos 325 óbitos, o equivalente a 8% da população total da terra indígena, por problemas de saúde e suicídio. A média é de uma morte a cada 12 dias.

Fonte: Amazonia.org

Data: 11 de dezembro de 2010

Agentes da Fundação Nacional do Índio (Funai) visitaram os quase desconhecidos Korubos, um grupo indígena que foi contatado pela primeira vez recentemente. Atualmente, o Brasil ainda tem cerca de 10 mil índios que vivem isolados, longe de qualquer contato com o resto do mundo, segundo estimativa da Funai.

Fonte: Globo Amazônia

Data: 30 de novembro de 2010

El Departamento de Asuntos Indígenas de Perú, Indepa, ha emitido un vídeo de miembros no contactados del pueblo indígena nanti, que vive en la remota Amazonia peruana.

Fonte: Survival

Data: 25 de novembro de 2010

Las actuales fronteras entre Brasil, Perú y Bolivia en los territorios atravesados ahora por la interoceánica y su zona de influencia nacen de esta invasión violenta que esclavizó a pueblos enteros para obligarlos a trabajar en la recolección del caucho y que condujo a la desaparición física de muchos de ellos. Algunos se refugiaron monte adentro, en las cabeceras de los ríos donde estos ya no eran navegables, y así pudieron evitar el exterminio. Son los que actualmente conocemos como “pueblos indígenas aislados o pueblos indígenas aislados voluntariamente”.

Fonte: Servindi

Valoración: 
0
Sin votos (todavía)

Añadir nuevo comentario